Now Reading
ABC Fashion! Conheça algumas palavrinhas e expressões estrangeiras que são muito usadas no universo da moda.

Faça uma doação e ajude a MESCLA a crescer!

ABC Fashion! Conheça algumas palavrinhas e expressões estrangeiras que são muito usadas no universo da moda.

O mundo da moda é assim… Completamente globalizado. As grandes tendências se espalham com muita facilidade por todo o globo e chegam à sua casa em um piscar de olhos.
Por esse mundo fashion ser “sem barreiras”, muitos termos linguisticos acabam não tendo um tradução específica para o nosso idioma, e acabam confundindo algumas pessoas na hora de estudar sobre o assunto.

Curioso para saber quais são esses termos e qual o significado de cada um? A gente conta todos eles para vocês!
Corre para buscar o seu bloco de notas e simbora para o nosso glossário.

Prêt-à-porter

Essa é uma expressão francesa muito usada e significa “Pronto para vestir”. Em outras palavras, são as roupas que são produzidas em grandes escalas industriais e saem da manufatura prontas para serem vendidas nas lojas.

Essa expressão foi criada pelo estilista francês J.C Weil, em 1949 e simbolizou uma nova fase da indústria da moda, caracterizada pela democratização e acessibilidade de produtos.

O Prêt-à-Porter é utilizado até hoje, e tem um grande valor histórico por trás. Para estudantes de moda, significa um grande passo da indústria!

Reprodução: Etiqueta Única

Fast Fashion

Esse termo em inglês significa “Moda Rápida” e é um padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de modo rápido.
É o famoso qualidade X quantidade, né?!

Reprodução: Estilo Ao Meu Redor

Slow Fashion

Ao contrário do Fast Fashion, o termo Slow Fashion (Moda Devagar) surgiu como uma alternativa socioambiental mais sustentável no mundo da moda. Esse sistema prioriza a qualidade do produto, ao invés da quantidade. Uma produção consciente do início ao fim, né?!

Reprodução: Da Bru

Upcycling

Você com certeza já leu essa palavra nos últimos meses, né?! Upcycling nada mais é do que o ato de criar algo novo a partir de algo ja existente.
O termo faz parte do movimento de Slow Fashion e é uma tendência que surgiu por uma necessidade de mudança de comportamento. 

Reprodução: CLAUDIA / Free Free

High-Low (Hi-Lo)

Esse termo em inglês que significa no sentido literal Alto-Baixo é usado para definir a combinação de peças de estilos opostos. O termo ganhou muita notoriedade no início dos anos 2000 com as combinações icônicas de peças de grifes com peças mais baratas.

Hoje em dia o termo não significa somente a mistura de barato X caro, mas sim a mistura de diferentes materiais, estilos e até mesmo idéias.

Reprodução: Princess Polly

Shape

A palavra em inglês shape, que significa forma, denomina a modelagem e o caimento que uma determinada roupa tem!

Essa palavra é muito utilizada por Estilistas e Stylists na hora de desenvolver um look, e também por jornalistas quando estão analisando coleções.

New Look by Dior – Reprodução: Vogue

Agender

Sendo uma palavra que vem crescendo muito nos últimos anos, Agender significa agênero, agénero ou ageneridade.
A palavra pode ser usada para descrever looks que não se limitam à um único gênero (Feminino ou masculino) ou também a pessoas que não se identificam com gênero algum.

Reprodução: Agender

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
1
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 MESCLA Magazine . All Rights Reserved.

Scroll To Top
EnglishPortuguese