Now Reading
Como o tie dye virou tendência?

Faça uma doação e ajude a MESCLA a crescer!

Como o tie dye virou tendência?

A estampa queridinha do momento pode até ser conhecida pelos anos 60 e o movimento hippie, mas o tie dye faz parte das raízes de muitas culturas pelo mundo e tem até nomes diferentes! A técnica icônica é a mesma em todos os países de origem: consiste na amarração de peças de roupa ou tecido antes do tingimento. Assim, as partes que não recebem cor formam um desenho e o mais legal é que todo o resultado é diferente e único!

4000 A.C.

Os primeiros traços do tie dye surgiram na Índia, onde a estampa leva o nome de Bandhani e é muito utilizada na confecção do Sari, que é o traje tradicional das mulheres do país. Antigo né?

Século XVIII

Muito antes do surgimento de corantes, no século XX, surgiu o Shibori, no Japão – que fez do limão a limonada, utilizando indigo, raízes e beterraba para tingir tecidos. Super criativos! O Shibori faz parte da arte do inesperado: nunca é possível saber o resultado antes da finalização. A técnica se diferencia pela manipulação do tecido, que pode ser de várias formas: torcido, dobrado, costurado ou amarrado.

Década de 60 e 70

Finalmente a técnica começou a se popularizar no ocidente e recebeu o nome de tie dye que literalmente significa “amarrar e tingir” -, mas não pense que os designers estavam amando a técnica! Muito adotada pelo movimento Hippie (que tinha uma relação distante da moda na época), ela ficou conhecida como parte da contracultura. O design ficou mega conhecido por ser usado pelas grandes referências do movimento como Jimi Hendrix e Janis Joplin. Icônicos!

Década de 90

Depois de ser rejeitado pelos anos 80, o tie dye volta com tudo nos anos 90 e é acolhido pelos Clubbers, que tinham estética super maximalista e muito colorida. Foi perfeito!

2020

Para nossa felicidade, a técnica voltou de maneira nostálgica e comercial. Muito querida pelos designers e tendências que buscam essa estética bem anos 90 que a gente ama! O tie dye teve o reconhecimento que merece e faz sucesso entre os designers, fast fashion e o mercado vintage. E não poderíamos deixar de falar que o tie dye tem sido o hobby de muitos, especialmente no cenário atual onde é bastante relevante e terapêutico fazer alguma coisa do zero! Além de ficar estilosa <3

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 MESCLA Magazine . All Rights Reserved.

Scroll To Top
EnglishPortuguese