Qualquer tipo de deficiência sempre foi vista com bastante preconceito pela sociedade, tornando-a um fator de exclusão em praticamente todos os setores trabalhistas e sociais.
Esse preconceito foi o que inspirou o modelo, ator e ativista Chella Man à criar, em parceria com a marca americana Private Policy, uma linha especial de joias para as orelhas que homenageia as comunidades de surdos e deficientes auditivo. Chamada “A Beleza de Ser Surdo” (Do inglês “The Beauty of Being Deaf”), a linha tem como grande objetivo acentuar os aparelhos auditivos e implantes cocleares, mostrando que qualquer tipo de deficiência não deve ser motivo de exclusão.
Chella passou a maior parte de sua vida usando aparelhos auditivos, que recebeu seu primeiro aparelho auditivo aos quatro anos, e aos 12 recebeu implante coclear. Por ser um artista da moda, Man vivenciou de perto os grandes desafios de ser um deficiente nesse meio:
“A aparência de aparelhos auditivos e implantes cocleares nunca foi como eu, e eu não tinha controle sobre seus projetos”
A coleção, que foi lançada hoje em comemoração ao Mês Nacional da História dos Surdos, conta com peças folheadas a ouro e com preços que variam entre $330 e $620. Vale destacar que 50% dos lucros vão para a Deaf Queer Resource Center, uma organização sem fins lucrativos que apoia pessoas surdas da comunidade LGBTQI+.
Por um mundo onde podemos usar a moda para a conscientização e quebra de paradigmas!
Conheça mais sobre o projeto “A Beleza de Ser Surdo” aqui.