Now Reading
“Uma Mulher No Escuro”: Um Livro De Muitas Linhas (Mas Muito Mais Entrelinhas)

Faça uma doação e ajude a MESCLA a crescer!

“Uma Mulher No Escuro”: Um Livro De Muitas Linhas (Mas Muito Mais Entrelinhas)

uma mulher no escuro livro capa

Fiz algumas resoluções de ano novo para esse 2020. A principal

é voltar a ler. Quero ler pelo menos um livro por mês até o final do ano. Em janeiro, li o primeiro livro do ano (de pequenos contos) bem rapidamente. Agora em fevereiro eu fiquei o mês inteiro enrolando, até que nessa segunda (24) peguei na prateleira um livro – indicação do meu pai – de um autor chamado Raphael Montes (Suicidas; Dias Perfeitos): Uma Mulher no Escuro.

Eu sempre fui muito aficionado por histórias de crime e investigação, mas nunca tinha lido um livro assim escrito por um brasileiro. Quando que comecei a ler, não consegui parar e no dia seguinte já havia devorado as suas 254 páginas.

Uma Mulher no Escuro conta a vida de Victoria Bravo, que tem sua vida mudada drasticamente quando criança após um crime que foi cometido em sua casa. 20 anos depois, nos deparamos com impactos do ocorrido em sua vida e fantasmas do passado que retornam para atormentá-la.

A leitura é rápida, o linguajar é bem informal, e a história, por mais complexa que se apresente no começo, é fácil de entender. Melhor ainda são as reviravoltas no final.

Uma Mulher no Escuro nos apresenta uma jovem e sua intimidade, seus medos, seus anseios e suas dificuldades. O livro é um relato fiel do que é um trauma na vida das pessoas e as consequências deles nas vidas delas – as vezes a gente não escolhe pelo que vai passar.

O livro também explora alguns tabus, como sexualidade, envelhecimento (pois Victoria cuida de sua tia-avó), pedofilia, bullying, abandono e superação. As 254 páginas se vão como um bom filme de 2 horas de duração – bem no estilo Entre Facas e Segredos, porém melhor.

A trama e o enredo são muito bem estruturados e os questionamentos sociais que são feitos muito contemporâneos e relevantes: estamos cada vez mais sendo vigiados, o racismo estrutural, a situação das pessoas de terceira idade, o preconceito com os deficientes… Por aí vai!

Victoria nos mostra a força e a determinação de uma pessoa atordoada pelos acontecimentos recentes e machucada pelo que há muito ocorreu. Ela é o mais humana possível, e isso que a torna fascinante. Num momento em que vivemos a vida antenado na vida dos outros, nada melhor do que um livro que nos traz uma para viver e sentir o que é vivido pela protagonista.

Numa recente onda de excelentes livros que possuem histórias mirabolantes e reviravoltas incríveis (O Pintassilgo, A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert), Uma Mulher no Escuro nos mostra que uma das virtudes que o nosso país – ainda – tem é a excelente imaginação, que se transforma em jóias como essa.

Raphael Montes/Companhia das Letras

Um crime brutal, cometido há vinte anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste Thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intricada e sedutora.

Uma Mulher no Escuro (2019)
Autor: Raphael Montes
Companhia das Letras
R$49,90

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 MESCLA Magazine . All Rights Reserved.

Scroll To Top
EnglishPortuguese